17 de agosto de 2020

Monumento à A'rara una é inaugurado na Pedra da Boca


Foi inaugurado  nesta última sexta-feira, 14 de agosto de 2020, a instalação de um monumento no sítio Água Fria, no caminho para o Parque Estadual da Pedra da Boca. 

O Monumento a A’rara una, é uma construção de concreto com 6 metros de altura na representação de um tronco de arvore com uma ararauna de 2 m e meio pousada sobre ele, consta também placa de saudação aos visitantes e um banquinho no formato do famoso monólito.

 A escultura foi realizada pelo artista paraibano Gilmar Trajano (Gilmar Art’s) e foi inserida em terreno doado a prefeitura, com o pensamento de valorização atrativa do local que é um dos maiores pontos de visitação turística da Paraíba.

        Para o Gerente de Cultura e Artes do município, Professor Wellington Rafael, idealizador desta ação: 

 "Os monumentos são obras que tem intenção de perpetuar determinada memoria, e estas construções são uma das carências de Araruna, estado da Paraíba e Nordeste brasileiro, o monumento a A’rara una será além de identificador territorial, uma forma respeitosa de agradecer aos que desbravaram nossa região denominada a partir destas aves, como a Serra da Araruna, a cidade de Araruna e também a própria Pedra da Boca, além da valorização do topônimo utilizado pelos habitantes primitivos. Agradeço ao Prefeito Vital Costa pela sensibilidade de poder realizar este feito."

A A’rara una foi colocada em uma posição estratégica com a Pedra da Boca ao fundo, onde a ave olha para a mesma, como que em um convite a aventura. A respeito das araraunas, há duas lendas que constam na historiografia local:

"Conta-se que os desbravadores ao chegarem numa trilha em um planalto da serra avistaram um bando de araras que faziam grande alarido, exclamaram: ARARUNAS!! Ficando assim o local desta trilha e redondezas como o local das ararunas, posteriormente Araruna. Já o escritor Irineu Pinto, em matéria do Jornal A União de 21 de março de 1909, conta que existira outrora uma pedra onde punha uma Araruna, conhecida por Pedra da Araruna, nome que desapareceu com o tempo, após a migração das aves para outras regiões."

A A'rara una que outrora punha seus ninhos nas rochas, e partiu, retorna simbolicamente ao seu município.  Encerro com os versos da historiadora, genealogista e poetisa, Zilma Ferreira Pinto:



Por página Araruna-PB curta CLICANDO AQUI!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário