25 de outubro de 2021

Atuando no Domingão do Huck, Leo Souza fala sobre futuro da televisão


Assistir televisão tem sido uma experiência cada vez mais surpreendente nos últimos dez anos. A conexão crescente com a internet é o próximo passo mais evidente. No momento em que telespectador e internauta, programação e geração de conteúdo se confundem, quem trabalha nesse veículo se vê diante de vários caminhos. É o caso do potiguar Leonardo Souza, jovem veterano da telinha que após apresentar dois programas bem sucedidos nas TVs locais, agora encara o desafio de trabalhar como diretor de palco na maior emissora do País. Ele está acompanhando, de dentro e de perto, os novos rumos da televisão no século XXI.
Divulgação

Potiguar Leo Souza trabalha como diretor de palco no Domingão com Huck, na Globo


“Estamos vivendo um processo de mudança na comunicação que, diferente das duas últimas décadas, agora acontece de forma acelerada e muito mais integrada com a internet, streamings e outros veículos”, afirma Leonardo, atualmente, morando no Rio de Janeiro, e dirigindo o palco do Domingão com Huck, na Rede Globo. Para ele, a chegada massiva dos serviços de streaming é o que tem causado o maior impacto na televisão moderna, a nível global, atualmente.

Para Leo, o que o streaming fez, e que estrangulou a TV aberta, foi investir em tecnologia. “Na minha visão, isso criou um novo fluxo de conteúdo para a televisão mas não retirou, pelo menos no Brasil, o seu poder de massificar”, analisa. Em termos de formatos, ele acredita que o brasileiro vai continuar a assistir os formatos atuais por bastante tempo, pelo fato de que essa mudança - que já aconteceu ao redor do mundo - aqui no Brasil tem influência direta no perfil socioeconômico.

O diretor aponta que televisão, sob qualquer formato, tem um custo. “Embora qualquer um deseje receber conteúdo sem nenhum custo, a verdade é que não existe televisão de graça, porque o espectador ao assistir um programa vendido a um anunciante, está pagando indiretamente por aquele custo”, diz. Ele acredita que o avanço do “conceito” do streaming com conteúdo personificado, a ponto de mudar drasticamente a rotina da TV, também depende da cobertura de banda larga no Brasil, que deve ocorrer com mais velocidade a partir da ocupação de frequências que eram utilizadas pelo rádio e TV analógica.

Apresentador/influencer

A internet também ampliou de uma forma intensa a relação do do telespectador com as pessoas que estão à frente das câmeras, segundo Leo. “A conexão direta do espectador com as personas, retirou a blindagem que a TV colocava em seus talentos, mas também fez crescer ou diminuir a importância dentro do negócio. Diria que não só com o apresentador de TV da atualidade, mas com todos que fazem parte dessa indústria”, ressalta.

Hoje, ele lembra o quanto é comum artistas de televisão fazerem uso positivo das redes sociais e aplicativos para ganhar notoriedade e ao mesmo tempo evidenciar suas carreiras. E a fluidez desse processo também chega até a figura do apresentador televisivo. “É a grande sacada de quem vem ganhando destaque na comunicação multitelada. O apresentador que consegue se mostrar de verdade na rede social e ainda sabe separar tudo isso da vida real, esse cara deve ter vida longa. Estou buscando esse caminho”, afirma.

Estar trabalhando num dos programas com maior audiência da Globo, num dia disputado como o domingo, também dá a Leo uma perspectiva privilegiada de como a televisão está se movendo hoje em dia. “É uma função com várias nuances toda semana”, afirma. Ele lembra de um momento do dia da estreia, em que tinha 40 segundos para posicionar Alcione no palco antes dela cantar. “Ao pegar na mão dela e guia-la no cenário, ela olhou pra mim e soltou: Sua mão está gelada. E eu sorri pra responder: acho que vai ser sempre assim”, conta. E está sendo.

Antes do programa completar um mês, Leo assumiu mais uma atribuição, que é mostrar a cara vez ou outra em alguma ação de merchandising, o que é uma relação direta de confiança do próprio Luciano Huck e da direção do programa. “Estou diretor de palco do programa que tem uma representação histórica para o Brasil. A minha felicidade só não é maior que a minha responsabilidade”, diz.

O apresentador potiguar conheceu Luciano Huck em 2017. Em 2020, rolou o convite para trabalhar no Caldeirão, como assistente de direção. “Temos uma relação profissional, em que procuro separar constantemente o amigo do chefe e o fã do artista. Essa dualidade ficou clara pra mim desde o inicio, e permitiu que a minha admiração não virasse subserviência e nem que o meu respeito e lealdade se perdessem dentro da hierarquia”, define. O próprio Luciano convidou Leo para voltar ao Rio e trabalhar com ele no Domingão.

Ainda com a epidemia em evidência, Leo e todos os funcionários da emissora carioca passam por um exame de PCR a cada dois dias. “O controle sanitário é um protocolo que não tenho enxergado o fim. Mas esse é o menor dos problemas que a pandemia nos trouxe”, afirma. Ele ressalta que o fato de trabalhar viajando o fez conhecer muitas realidades, enxergar muitos mundos, e a pandemia mostrou o quanto as pessoas vivem o mesmo problema de maneiras diferentes. Além do trabalho oficial, o social ganhou uma agenda fixa em sua vida.

Desde 2015, Leo Souza se tornou um rosto conhecido no RN pelos programas (Rota e Roleo) em que viajava pelo interior do estado, mostrando paisagens, aventuras radicais, culturas e personagens. Ele não descarta poder voltar ao formato algum dia. “Tenho algumas ideias e até novos formatos que acredito e espero um dia poder retomar. Gosto muito de viajar, mas a minha transformação como comunicador, e sobretudo como indivíduo, acontece ao exercer a comunicação para conceder o protagonismo de gente comum com histórias fora do comum”, afirma.

Leo Souza vai ser pai pela primeira vez em breve. Segundo ele, seu mais novo “projeto”. “Não é doloroso pra mim tratar a paternidade como um projeto, porque eu sou um bicho para trabalhar e quero ser mais aguerrido ainda na dedicação de gerar uma vida ao lado da minha parceira, Marilia (Rocha, jornalista)”, diz. Mas, profissionalmente, ele também está estudando para novas missões. O apresentador conta que tem uma boa relação com a Globo do Ceará, e conta com a parceria do diretor Fábio Ambrósio para saber o melhor momento de alinhar o que ele já fez com outros projetos que ainda sonha em fazer.
Por Tribuna Do Norte 

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