10 de dezembro de 2021

PB está entre os melhores lugares para se observar as estrelas afirma especialista; Pedra da Boca está na lista, veja a relação dos locais



Reprodução

O fascínio que os céus exercem sobre a humanidade é inegável, especialmente quando a noite nos aproxima da imensidão do universo. Observar estrelas já é algo intrínseco à nossa vivência, seja pelo aspecto romântico, por orientação ou pela ciência. Afinal, se a nossa natureza nos impele a irmos cada vez mais longe, é difícil não sonhar com a promessa de um firmamento estrelado. Hoje, com a poluição luminosa que domina grandes centros urbanos e mesmo cidades periféricas, torna-se cada vez mais difícil apreciar a beleza do céu noturno por si só. A boa notícia é que ainda existem locais incríveis mundo afora para se observar as estrelas e a Paraíba se enquadra neste cenário.

Poucos sabem, mas a Paraíba é um dos melhores locais a céu aberto para observar objetos astronômicos no Brasil, pois apresenta condições extremamente favoráveis à astronomia, principalmente nas regiões do Cariri ao Alto Sertão. Tanto é que anualmente acontece o Encontro Paraibano de Astrofotografia (EPA) na cidade de Matureia.

Para termos ideia, estudo da Nasa, a agencia espacial americana, revela que só nos Estados Unidos, estima-se que 80% da população vive em áreas onde é impossível visualizar a Via Láctea. No Brasil, a situação não é muito melhor: mesmo observatórios, como o de Itajubá, em Minas Gerais, enfrentam dificuldades devido à forma como a iluminação das cidades é projetada.

Paraíba – O Encontro Paraibano de Astrofotografia (EPA) na cidade de Matureia, é considerado o maior encontro de astrofotografia do país. Todos os estados do Nordeste têm locais favoráveis à astronomia, afastados das grandes cidades, com pouca precipitação e baixa cobertura de nuvens. A Paraíba é privilegiada porque possui grandes áreas assim, a exemplo do Lajedo Pai Mateus, em Cabaceiras; Pedra da Boca, em Araruna; e Pico do Jabre, em Matureia.

O encontro, que acontece desde 2013, é voltado para astrônomos, astrofotógrafos e entusiastas da astronomia. O presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, explica que o evento visa promover a difusão da prática da astrofotografia através da interação entre o público iniciante e os mais experientes na área. “É importante oportunizar a experiência de observar os astros e estrelas pelo telescópio, pois é uma forma de despertar o interesse de novos adeptos e promover o trabalho de divulgação científica da astronomia”, comentou. Confira mais imagens no link: http://www.apapb.org/

Postado por Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário