17 de janeiro de 2023

Conheça o Parque Estadual da Pedra da Boca Araruna/PB


Conheça o Parque Estadual da Pedra da Boca


O Nordeste brasileiro é conhecido por suas ricas belezas naturais, e o Parque Estadual da Pedra da Boca é um desses destinos imperdíveis. Localizado na divisa dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, a 25 km do centro da cidade de Araruna, o parque é conhecido por suas atrações de ecoturismo. Ficou curioso? Então, bora nessa trip com a gente!

Terra do Ecoturismo



Criado no ano 2000, o Parque Estadual da Pedra da Boca é uma reserva ecológica e ambiental com 160 hectares incrustada entre duas serras: a Serra da Araruna e a Serra da Confusão. As duas são famosas entre os praticantes de voo livre por suas condições favoráveis para voos de longa distância. Há relatos de pessoas que conseguiram voar de lá até o Ceará e o Piauí!

Se você gosta de curtir a paisagem do alto, mas mantendo os pés no chão, aproveite para percorrer as trilhas e conhecer os cânions do Macapá e da Serra Verde, que possuem lindos mirantes e vales com mais de 350 metros de profundidade.

Por que Pedra da Boca?


O parque ganhou esse nome graças a uma formação rochosa de 336 m de altura que tem uma cavidade que lembra uma boca gigante. É grande mesmo! A gruta que forma a boca tem 80 m de largura, 30 m de altura e 20 m de profundidade.

Uma curiosidade do Parque da Pedra da Boca é que várias cavernas apresentam pinturas rupestres e existem 16 sítios arqueológicos catalogados.
Aventura no Nordeste brasileiro


Além do voo livre, o Parque Estadual da Pedra da Boca também atrai visitantes do Brasil e do mundo em busca de atrações como escalada, rapel, trilhas, trekking e caminhada. É possível curtir uma imersão na caatinga, bioma exclusivo do Brasil, para apreciar sua vegetação e fauna únicas. O parque abriga pelo menos 21 espécies de répteis e anfíbios, além de 16 espécies de mamíferos e 125 tipos de plantas. E não se engane: apesar de o parque estar localizado no Nordeste, a temperatura média por lá pode chegar a 15 graus.

Para quem gosta de montanhas, além da Pedra da Boca é possível conhecer a Pedra da Caveira e a Pedra da Santa. Para visitar o parque não é preciso pagar ingresso, mas por ter sido criado recentemente ainda não oferece uma infraestrutura tão boa para os turistas.
Turismo religioso

A Pedra da Santa, também conhecida como Pedra do Letreiro, recebe a visita de romeiros para as missas ao ar livre realizadas todos os dias 13. Além disso, ela é famosa por sua gruta e pelas pinturas rupestres atribuídas aos antigos moradores da região: os indígenas Tapuias, da nação Cariri.
Como chegar

Você pode chegar lá fazendo um bate e volta a partir de Natal ou de João Pessoa. Se tiver mais tempo, o ideal é ficar em uma das pousadas e aproveitar para percorrer todas as trilhas e curtir os passeios disponíveis.

Se você está pensando em visitar um destino no Nordeste ainda pouco conhecido pelos brasileiros, mas cheio de beleza e aventura, o Parque da Pedra da Boca é a escolha certa para sua próxima trip!
Compartilhe


Desenvolvido por Agência Inbound

Nenhum comentário:

Postar um comentário