31 de dezembro de 2014

Chuva de granizo com fortes ventos atingem o Sertão paraibano. Confira

Uma chuva de granizo e fortes ventos atingiram pelo menos duas cidades no Sertão da Paraíba na tarde desta terça-feira (30).

Segundo a Polícia Militar, nos municípios de Itaporanga e Piancó, as chuvas duraram pouco mais de 30 minutos e não causaram nenhum dano. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), já havia previsão de chuvas na região.

O granizo atingiu a sede da companhia da PM em Piancó. Também foi registrado no Centro da cidade de Itaporanga. Segundo a Aesa, o clima do Sertão acompanhado dos ventos fortes provocaram a precipitação.

“Sem um radar meteorológico, não temos como determinar a profundidade de uma nuvem ou a possibilidade de chuva de granizo na Paraíba, mas tínhamos a perspectiva de chuva em todo o Sertão hoje e chuva rápida no Litoral”, explicou o meteorologista da Aesa, Alexandre Magno, acrescentando que e o fenômeno não chega a ser incomum nesta época do ano.

A Aesa explicou que este foi o primeiro fenômeno do tipo este ano na Paraíba e que, apesar de raro no Nordeste, nos últimos três anos houve casos principalmente na região entre Sumé e Monteiro, região do Cariri.

“Esta chuva é formada por uma nuvem que se forma muito rapidamente. O calor do Sertão, acompanhado de fortes ventos, fazem os cristais de gelo que se formam na nuvem se desprenderem sem sua dissolução. O movimento é muito intenso e esses cristais de gelo não conseguem se dissolver, gerando a precipitação em forma de granizo”, detalha Alexandre Magno.




@folhadosertao
com radarsertanejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário