30 de janeiro de 2016

Chegando ao Sul do país, Forró Eletrônico vira ritmo nacional após 25 anos




Há pouco mais de 25 anos, em 1990, nascia a Mastruz com Leite, banda que mudaria totalmente o cenário do Forró na época e com certeza uma das responsáveis por todo o sucesso que o ritmo tem hoje no país. Com a Mastruz, nasceu o Forró “estilizado”, ou eletrônico e foi daí que surgiram diversas bandas seguindo o mesmo estilo e claro, se renovando ainda mais com o passar dos anos. Neste fim de janeiro o cantor Wesley Safadão tem shows no Rio Grande do Sul, um dos estados mais bairristas do país, onde a resistência ao Forró ainda era grande, assim, o ritmo chega a todas as regiões do país. Vamos mostrar algumas bandas que fizeram a diferença em todo este processo.

Como Aduilio Mendes disse em uma entrevista recente para o Sua Música, o ritmo nunca esteve tão forte e ele diz isso tendo bagagem suficiente, já que foi um dos que participou dessa renovação, na época da Mastruz com Leite.

“O Forró atualmente, no meu ponto de vista, vive seu melhor momento desde que nasceu até hoje. Se a gente fizer uma retrospectiva de 20 anos atrás, conseguimos ver a dificuldade que o Forró tinha em sair do Nordeste e até mesmo em alguns estados da região, existia um preconceito. Quem imaginava que o Forró estaria ganhando esse espaço na mídia nacional?”, disse o cantor.

Na Mastruz existia um pé no Forró mais tradicional, mas o outro estava no Forró Eletrônico, que começou exatamente com eles e isso acabou unindo dois públicos distintos que aos poucos foi se difundindo com a constante evolução e surgimento de novas bandas.

Não podemos listar todas as bandas de sucesso que contribuíram para este sucesso, mas ainda nas chamadas “Forró das antigas” temos nomes como Brucelose, Cavalo de Pau, Limão com Mel, Magníficos, Calcinha Preta e tantas outras, as últimas duas também são emblemáticas por manterem um estilo de Forró dos anos 90, mas entrarem ainda mais no Forró Eletrônico. A Calcinha Preta, inclusive, é uma das bandas de Forró com maior público em cidades como São Paulo.

No período “pós-2000” três bandas surgiram como os principais nomes dessa constante evolução do Forró e alcance a nível nacional, foram elas: Saia Rodada, Cavaleiros do Forró e a Aviões do Forró. Todas foram sucesso nacional em algum momento, participaram de programas nacionais e foram líderes de venda de CDs.

A Saia Rodada, criada em 2001 teve muitos momentos de auge, principalmente entre 2005 e 2008, com músicas como: “Só pra você”, “Parede de vidro”, “Filme de amor”, “Coelhinho”, “Tô nem aí” e várias outras, mas a música mais tocada em toda a carreira da banda foi “Beber, cair e levantar”, sucesso em todo o país.

Ainda nesse período, uma das bandas que mais soube administrar o sucesso: A Aviões do Forró. O sucesso nacional começou em meados de 2005, época do lançamento da música “Coração”, que explodiu em todo o país, daí em diante foram vários sucessos emplacados e hoje a banda segue como uma das principais no meio forrozeiro, tendo por algumas vezes músicas presentes em novelas de grande audiência da Globo, como atualmente, além de ser comercialmente muito requisitada por parceiros e patrocinadores.

A Aviões do Forró é, com certeza, uma das bandas mais importantes em todo esse processo, já que fez os shows fora do Nordeste se tornarem ainda mais frequentes, assim como turnês internacionais.

E chegamos ao momento em que Wesley Safadão vira um dos principais artistas do país, mais do que apenas na música, ele tornou-se uma figura artística, sua imagem tem grande relevância hoje em dia e seu ótimo uso de redes sociais foi importantíssimo para atingir o sucesso que tem hoje. É dono do clipe de Forró mais visto da história do YouTube, Camarote e está tocando em todas as regiões e praticamente todos os estados do país, inclusive fará um show no “Planeta Atlântida”, um dos principais festivais de música do país, realizado no Rio Grande do Sul.

Inclusive, Wesley Safadão e Xand, da Aviões do Forró, já uniram forças para gravar um clipe para o YouTube, na época, acabou deixando muita gente sem fala, pois muitos acreditavam em uma rixa entre os dois cantores, com o clipe esse assunto foi deixado de lado por um bom tempo.

Além disso, os dois juntos levaram os fãs a loucura, já que muitos dos fãs de um também gostam muito do outro. Foi um dos grandes encontros no meio forrozeiro.

O Forró Eletrônico teve muita fases e esperou ais de 25 anos, mas hoje podemos dizer que o ritmo é totalmente nacional e que apesar de um certo preconceito ainda existir, ele é milhares de vezes menor do que já foi no início.
Blog do Davi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário