13 de outubro de 2016

Passa e Fica esta em 9º lugar no ranking de ‘Bem-Estar Urbano’

Regional online 

Passa e Fica ficou no 9º lugar no Índice de 
Bem-Estar Urbano (Ibeu), que analisa a estrutura das cidades brasileiras, como mobilidade urbana, meio ambiente, habitação e serviços. O levantamento foi feito pelo Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A cidade potiguar recebeu nota 0,7383, e quanto mais próximo de 1,0, melhor é a condição de bem-estar urbano. Vitória (ES) lidera entre as capitais, com 0,9.

No ranking geral, considerando todos os municípios do país, Natal ficou em 3.796º colocação na pesquisa. A melhor cidade potiguar foi São Bento do Trairí, com nota 0,893, e que ficou em 367º. 

Em todo o Brasil, as cinco primeiras colocadas estão no Estado de São Paulo. Buritizal foi a campeã do ranking, com 0,951.

Entre as cidades com as piores notas, a lanterna está ocupada, na 5.565.ª posição, pelo município de Presidente Sarney (MA), com 0,444. A pior cidade do Rio Grande do Norte é Extremoz, com índice 0,65. O município ficou em 5.077º.

O estudo Ibeu Municipal avaliou cinco indicadores de qualidade: mobilidade urbana, como o tempo de deslocamento de casa para o trabalho; condições ambientais (arborização, esgoto a céu aberto, lixo acumulado); condições habitacionais (número de pessoas por domicílio e de dormitórios); serviços coletivos urbanos (atendimento adequado de água, esgoto, energia e coleta de lixo); e infraestrutura.

O item que apresenta a pior situação de bem-estar, nacionalmente, é a infraestrutura das cidades: 91,5% dos municípios estão em níveis ruins e muito ruins. Para avaliar a infraestrutura, o Observatório considerou sete indicadores: iluminação pública, pavimentação, calçada, meio-fio/guia, bueiro ou boca de lobo, rampa para cadeirantes e logradouros.

Natal foi uma das cidades consideradas com infraestrutura ruim. A péssima qualidade urbana também é partilhada entre as cidades de Aracaju, Campo Grande, Palmas, Recife, Salvador, Fortaleza, Teresina, Manaus, Cuiabá, João Pessoa, São Luís, Maceió e Belém. 

Outro ponto negativo da capital potiguar foi nos serviços coletivos, como a relação ao atendimento adequado de água, atendimento adequado de esgoto, atendimento adequado de energia e coleta adequada de lixo.

Os melhores resultados de Natal aconteceram nos quesitos mobilidade urbana e habitação. O índice mostra que a cidade possui uma boa estrutura tanto de mobilidade quanto de habitação.
Para Marcelo Ribeiro, professor da UFRJ e pesquisador do Observatório, o Ibeu revela uma desigualdade regional. "Os municípios que apresentaram as melhores condições estão nas regiões Sudeste e Sul, um pouco no Centro-Oeste. Os piores índices, em geral, estão no Norte e Nordeste, e também no Centro-Oeste, uma zona de transição", disse.

Presidente Sarney, a pior cidade do Brasil

Emancipado em 1994, o município de Presidente Sarney, no Maranhão, amarga a pior posição entre as 5.565 cidades brasileiras no Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu), elaborado pelo Observatório das Metrópoles. A cidade de pouco mais de 17 mil habitantes, a maioria na área rural, também contabiliza números ruins em muitos outros indicadores.

O município está encravado na região mais pobre do Estado: a Baixada Maranhense. Tem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,555 e a renda per capita é de apenas R$ 170.
Presidente Sarney não tem abastecimento de água e depende dos poços da praça e de algumas casas que instalaram o equipamento. A esperança para o problema é a ligação com o Rio Turi, distante cerca de nove quilômetros da sede.

A cidade maranhense também não tem saneamento básico, água encanada, emprego nem hospital. Porcos, bois, cavalos, cachorros e bodes passeiam pela única avenida, a Padre Rios, onde também se acumula o lixo, que só é recolhido a cada três dias. Avaliações da Secretaria Municipal de Saúde apontam que todas as crianças do município têm vermes. 
Ranking Observatório das Metrópoles.


10 melhores 
cidades do RN

1- São Bento do Trairí – 0,893
2- Serra Negra do Norte – 0,877
3- Lucrécia – 0,877
4- Viçosa – 0,875
5- Santana do Seridó – 0,875
6- Acari – 0,873
7- Cruzeta – 0,866
8- São Vicente – 0,862
9- Passa e Fica – 0,852
10- Riacho da Cruz – 0,850

Nenhum comentário:

Postar um comentário