A governadora Fátima Bezerra (PT), que venceu as urnas de Passa e Fica no primeiro turno com 46,17% e no segundo turno subiu para 52,31% dos votos válidos tomou uma decisão: vai entrar na campanha suplementar e apoiar a professora Cibelly Fonseca.
Fátima Bezerra está com popularidade alta no Agreste Potiguar onde só perdeu em quatro cidades: Brejinho, Espírito Santo, Monte das Gameleiras e Passagem, devido a lideranças dos prefeitos João Gomes, Fernando Teixeira, Jailton Félix e Tota Fagundes, respectivamente líderes que estão em alta com a população de seus municípios. Ano passado, o ex-prefeito Pepeu Lisboa foi um dos coordenadores da campanha do ex-prefeito Carlos Eduardo no Agreste, mas não conseguiu a vitória em Passa e Fica. No 2º Turno, o ex-prefeito de Natal alcançou 47,69% dos votos na cidade.
Já em 2016, o prefeito cassado Léo Lisboa só venceu com 233 votos de maioria, ou seja, 3%, sinalizando um desgaste de mais de duas décadas, já que desde 1996, o ex-prefeito Pepeu Lisboa comanda a cidade se alternando com seus sobrinhos. O sistema político dos Lisboa em Passa e Fica pode ser uma das últimas oligarquias restante que domina a região Agreste. Em 2018 a população potiguar tirou do poder várias oligarquias. Como oligarquia é o regime político em que o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas, pertencentes à mesma classe ou família, figuras como os senadores Garibaldi Filho e José Agripino Maia, foram derrotados.
Por Blog política em foco
http://www.politicaemfoco.com/governadora-decide-entrar-na-disputa-em-passa-e-fica-e-vai-apoiar-professora-cibelly%ef%bb%bf/
Por Blog política em foco
http://www.politicaemfoco.com/governadora-decide-entrar-na-disputa-em-passa-e-fica-e-vai-apoiar-professora-cibelly%ef%bb%bf/
Nenhum comentário:
Postar um comentário