23 de janeiro de 2019

Vanderson é eliminado do BBB 19 após denúncias de assédio


No VNT da QUEM

Vanderson - BBB 19 (Foto: Paulo Belote e Victor Pollak/Globo)

Vanderson foi eliminado do BBB 19 nesta quarta-feira (23), anunciou Tiago Leifert aos integrantes do reality show. O brother não será substituído por outro participante no programa. A eliminação do acreano aconteceu por conta dos desdobramentos das acusações que envolvem estupro, agressão e importunação ofensiva ao pudor - todas feitas após a entrada dele no programa.

A delegada Rita Salim, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá (DEAM), no Rio de Janeiro, compareceu à casa do BBB na manhã desta quarta-feira (23) para intimar o biólogo e coordenador educacional a prestar depoimento na delegacia diante do inquérito instaurado para investigar as denúncias. Como participantes não podem ter contato com pessoas fora do programa, ao ter que deixar o confinamento Vanderson foi automaticamente eliminado.

De acordo com Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Estado do Rio, Vanderson foi intimado nesta quarta-feira (23) e será ouvido na segunda (28) pela manhã na Delegacia de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá (DEAM).


ENTENDA O CASO

Maíra Menezes, de 27, acusou o biólogo e coordenador educacional indígena Vanderson, de 35 anos, de agressão. A estudante namorou o acreano durante um ano, dos 18 aos 19 anos. Procurada por QUEM, a TV Globo, através de sua assessoria de comunicação, divulgou a seguinte nota sobre o caso: "A Globo é veementemente contra qualquer tipo de violência, mas cabe às autoridades competentes a apuração de denúncias como a que está sendo feita. Se assim for, a Globo tomará medidas, como já fez em outras edições do programa".

Em entrevista à QUEM, Maíra relembrou o namoro. “Era um típico relacionamento abusivo, mas na época não sabia nem o que era feminismo. Saía para assistir a um filme sozinha e ele falava: ‘não faça isso que é perigoso’. Achava que ele estava querendo me proteger. Tem outras situações de violência psicológica que ainda me machucam muito e prefiro não falar. Você sempre acha que está errada e inventando coisas da sua cabeça. Achei que estivesse louca! Foram anos repassando tudo aquilo na minha cabeça. E não acreditaram em mim. Porque ele é muito simpático, carismático”, contou.

Pelo fato de Vanderson estar confinado na época, Maíra disse ter procurado um advogado a fim de se proteger. “Já falei com um advogado porque sei que pode acontecer um processo. Mas tem três meninas que namoraram o Vanderson e também foram agredidas, mas estão com medo de falar. O meu caso já prescreveu. Talvez o caso delas ainda dê para fazer uma denúncia. Elas têm fotos, prints. Estou no processo de conversar com elas para convencê-las. Eu vou enfrentar”, garantiu.


NOVAS DENÚNCIAS

Depois de Maíra Menezes, outras três mulheres foram à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher Vítima de Violência em Rio Branco (AC) a fim de registrar boletins de ocorrência contra o participante do BBB19. Uma fonte de QUEM teve a acesso aos documentos e descobriu que há denúncias contra o acreano por estupro, agressão física e importunação ofensiva ao pudor. Após a denúncia ser feita, é instaurado um inquérito policial para apurar o caso. Vale lembrar que o inquérito é sigiloso para resguardar as informações e eventuais provas que serão levantadas durante a investigação.

Procurada por QUEM, Vanda Brito, irmã de Vanderson, se surpreendeu ao ser informada sobre os novos boletins de ocorrência. "Quando a ex-namorada dele falou sobre a agressão, nós da família procuramos saber sobre algum boletim de ocorrência e não achamos nenhum. Estou sendo surpreendida com essa notícia agora. Até então houve ameaças de fazerem boletins, mas não houve registro. No momento, nossa família não vai se manifestar. Vamos procurar os nossos direitos e saber o que aconteceu", declarou ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário