Nordeste Forró
Natural de Petrolina, em Pernambuco, Vitor Fernandes é um dos responsáveis por levantar uma das novas vertentes do forró: o piseiro. Com traços da ‘pisadinha’ — de coreografia marcada por passos arrastados e mãos posicionadas junto ao corpo — o gênero tem batida mais rápida, além de propor uma dança solo. Em passagem por Fortaleza, para gravar um especial da cantora Márcia Fellipe, o pernambucano falou com a coluna Puxa o Fole sobre a rápida ascensão pessoal na música.
O piseiro já faz parte do repertório de muito cantor de forró. O cenário de cidade do interior e o chão de terra batida são a chave da maioria dos videoclipes lançados. As letras são trabalhadas na vida de quem vive na zona rural. A figura do vaqueiro nas composições é presente, mas agora de forma moderna, com direito a paredão de som e motocicleta.
Vitor Fernandes começou a cantar aos seis anos de idade, mas aos 15 tomou a carreira de forma profissional. O pai foi o primeiro grande incentivador. Hoje, com o trabalho musical, consegue gerar emprego e renda, diretamente, para 15 famílias pernambucanas. Aos 22 anos, ele começou carreira em março deste ano e já alcança a média de 20 shows por mês.
Mesmo com pouco tempo atuando de forma profissional, ele soma mais de dezoito milhões de visualizações no YouTube. Um vídeo caseiro no batida do piseiro impulsionou a carreira do pernambucano. “Foi tudo muito rápido. Logo, entrei em sociedade com meu empresário. Não queria ser empregado, mas fazer parte de algo maior”, recorda.
Um dos momentos mais emocionantes da carreira do jovem foi quando ele deu a notícia para mãe sobre a compra do primeiro ônibus da banda, “Não me esqueço da reação da minha mãe quando a gente comprou. Mandaram mensagem para ela dizendo o que tinha feito. Eu menti para ela e fiz a surpresa. Ele se emocionou muito”, revela o artista.
Internet
No canal do YouTube do pernambucano, o videoclipe de “Joga Água” já soma mais de três milhões de visualizações. A produção traz a participação dos influenciadores digitais Galeguinho das encomendas e o Bigode Caruaru. Gravado no sertão de Petrolina, as cenas chamam atenção pela dança e a forte poeira levantada com o forró.
No currículo, Vitor Fernandes já soma feats importantes. Em Fortaleza, ele gravou parceria com Wesley Safadão. A produção foi captada nos estúdios do cearense. Ao todo, o clipe de “Bebe Vem Me Procurar” já alcança a marca de 11 milhões de visualizações. “O Wesley é inspiração para muita gente que está começando. Trabalho impecável. Fiquei impressionado o quanto humilde ele foi e é”, destaca o pernambucano.
Do Ceará, o cantor Eric Land foi um dos artistas que implementou no repertório de shows o estilo. O forrozeiro de Fortaleza gravou em Ouricuri (PE) o registro de vídeo da canção “O povo gosta é do piseiro”. produção contou com participação de Zé Vaqueiro.
POR: BLOG PUXA O FOLE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário